Como se proteger da Covid-19 no verão?
No período do ano em que os termômetros marcam as temperaturas mais baixas, é hora de tirar os casacos do armário e redobrar os cuidados com a imunidade. Os dias frios chegam trazendo acompanhantes nada bem-vindos: nariz congestionado, tosse, dores no corpo e febre. A gripe, uma das mais comuns, é também a grande vilã da saúde e pode atingir pessoas de todas as idades, idosos e crianças são mais suscetíveis por caraterísticas de seu sistema imunológico e respiratório, que são alvo frequentes destas infecções.
Por Mantecorp Saúde
16/05/2022 - Última atualização: 16/05/2022
Chegada da estação implica em maior atenção às medidas de prevenção
Além do uso constante de álcool gel, máscaras e o hábito de lavar as mãos, o distanciamento social ainda é a principal medida para a prevenção da Covid-19. Por isso, as aglomerações devem ser evitadas. Mesmo com o calor intenso do verão, o uso de piscinas públicas e praias deve seguir as recomendações sanitárias estabelecidas, pois podem aumentar as chances de contágio e, consequentemente, os casos e óbitos decorrentes do vírus.
Para minimizar o contágio, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, disponibilizou uma cartilha1 para a população que irá viajar. As principais recomendações são: fazer viagens em carros particulares com pessoas do seu convívio; não ir à praia com quaisquer sintomas da Covid-19 (dor de cabeça, febre, coriza, tosse e dor de garganta); ficar a dois metros de distância de estranhos na faixa de areia ou na água; não compartilhar bebidas nem equipamentos; e por fim, utilizar álcool gel e sabonetes constantemente.
Em relação àqueles que permanecerão no distanciamento social durante o verão, é importante que também continuem atentos à saúde. Além das principais precauções contra a Covid-19, medidas como uma alimentação balanceada e saudável, uma rotina de exercícios e níveis adequados de vitaminas no organismo são vitais nesse momento de pandemia. Às pessoas do grupo de risco, o cuidado deve ser redobrado.
Cuidados com o corpo durante o isolamento
Devido ao isolamento social, grande parte da população mundial tem se privado da maior fonte de vitamina D: o sol. Agravando uma situação que já acontece com frequencia no mundo, mesmo antes da pandemia, que é a hipovitaminose D. Dados atuais mostram que 40% da população mundial tem deficiência de vitamina D, número maior em determinados períodos e grupos populacionais, como por exemplo: os idosos.
Isso por que, a vida atribulada das grandes cidades impede que as pessoas fiquem expostas de maneira eficiente para a absorção da vitamina D. O ideal é se expor ao sol com boa parte do corpo descoberta, sem uso de proteção solar, das 10h às 15h, por pelo menos 15 minutos, todos os dias.
Nestes casos, a suplementação vitaminica se torna uma grande alidada para manter níveis satisfatórios do micronutriente no organismo. Com a orientação adequada do médico, ela é extremamente necessária, uma vez que atua diretamente no sistema imunológico, ajudando a evitar diversas doenças e complicações, segundo pesquisa de 20192.
Publicado na Aging Clinical and Experimental Research, outro estudo científico3 relaciona a taxa de mortalidade de Covid-19 com o baixo nível de vitamina D da população de 20 países da Europa, incluindo o próprio Reino Unido, além de Espanha, Itália e França. Isto é, além dos estudos anteriores4 que mostraram a importância da vitamina na prevenção de infecções agudas do trato respiratório, as famosas SRAGS (Síndromes Respiratórias Graves), foi observado que há uma correlação entre o déficit de vitamina D no organismo e a gravidade da doença causada pelo novo coronavírus (Covid-19).
A vitamina D é hoje considerada um pré-hormônio e, além dos benefícios a saúde óssea e muscular, possui ação imunomoduladora, em especial, nas doenças respiratórias nas doenças virais.
Referências
1 National Center for Immunization and Respiratory Diseases (NCIRD), Division of Viral Diseases, Center for Disease Control and Prevention (CDC). Domestic Travel During the COVID-19 Pandemic. Dezembro 2, 2020.
2 David A Jolliffe, Lauren Greenberg, Richard L Hooper, Carolien Mathyssen, Rachida Rafiq, Renate T de Jongh, Carlos A Camargo, Christopher J Griffiths, Wim Janssens, Adrian R Martineau. Vitamin D to prevent exacerbations of COPD: systematic review and meta-analysis of individual participant data from randomised controlled trials. 2019.
3 Ilie, P.C., Stefanescu, S., Smith, L. The role of vitamin D in the prevention of coronavirus disease 2019 infection and mortality. Aging Clinical and Experimental Research. Maio 6, 2020.
4 Adrian R Martineau, David A Jolliffe, Lauren Greenberg, John F Aloia, Peter Bergman, Gal Dubnov-Raz, Susanna Esposito, Davaasambuu Ganmaa, Adit A Ginde, Emma C Goodall, Cameron C Grant, Wim Janssens, Megan E Jensen, Conor P Kerley, Ilkka Laaksi, Semira Manaseki-Holland, David Mauger, David R Murdoch, Rachel Neale, Judy R Rees, Steve Simpson, Iwona Stelmach, Geeta Trilok Kumar, Mitsuyoshi Urashima, Carlos A Camargo, Christopher J Griffiths, Richard L Hooper. Vitamin D supplementation to prevent acute respiratory infections: individual participant data meta-analysis. Janeiro, 2019.
Kaufman HW, Niles JK, Kroll MH, Bi C, Holick MF (2020) SARS-CoV-2 positivity rates associated with circulating 25-hydroxyvitamin D levels. PLoS ONE 15(9): e0239252. https://doi.org/10.1371/ journal. pone.0239252
Outros artigos
Ver todos trending_flatNossos produtos
A Mantecorp Farmasa se consolidou entre as líderes do mercado farmaceutico brasileiro. Confira nossos produtos: